O que é?
Esse fenômeno é formado a partir da interferência humana no meio
ambiente, ou seja, corresponde a uma alteração no PH da água da
chuva devido à existência de partículas de poluição em suspensão
na atmosfera.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/chuvas-acidas.htm (Acesso em 02-10-16)
O que provoca esse fenômeno?
Naturalmente, a água da chuva já é ácida, porém, quando nos referimos à "chuva ácida" trata-se de um problema ambiental provocado pela liberação de gases poluentes provenientes, principalmente, da queima de combustíveis fósseis na indústria e nos automóveis. Dessa forma, as gotas de precipitação incorporam as partículas de poluição e passam a ter o PH alterado, tornando-se ácidas.
Onde ocorre?
Esse evento é mais comum em áreas com grande concentração de indústrias, como nos EUA, Europa, Japão e litoral da China. No Brasil também é verificada a ocorrência desse fenômeno, especialmente na região metropolitana de São Paulo, porém, com um nível de acidez um pouco inferior ao dos verificados nos países citados anteriormente.
Quais são as consequências desse fenômeno?
Pode provocar a corrosão de
monumentos históricos, de pinturas de automóveis e de edifícios. Em relação à natureza, os efeitos nocivos estão relacionados à poluição do solo, destruição das lavouras e das folhagens da vegetação, além de provocar o aumento da acidez de lagos, podendo levar à morte de peixes e algas.
A acidez da água da chuva deve ser avaliada a partir de testes quem façam a medição de seu PH. A acidez da chuva ácida não é alta o suficiente para provocar lesões na pele humana a partir de um simples contato e, por isso, esse fenômeno provoca maiores impactos em objetos que ficam sempre expostos ao tempo.
O que significa PH?
PH é a sigla usada para fazer referência ao Potencial Hidrogeniônico. Essa escala, que varia entre 0 e 14, serve para classificar se uma substância é ácida, neutra ou alcalina. Os valores próximo de 7 são considerados neutros, os valores inferiores a 7 são ácidos, já os valores entre 7 e 14 são considerados alcalinos.
Eduardo Correia
Graduado em Geografia
Comentários
Postar um comentário