O Fordismo é um modelo de produção industrial, criado por Henry Ford, característico da segunda fase da revolução industrial, momento em que o uso da eletricidade e do petróleo proporcionaram o avanço da indústria automobilística.
A maior contribuição do Fordismo para a organização dos processos produtivos industriais foi, sem dúvidas, o advento da esteira de produção, onde cada trabalhador, estrategicamente posicionado em frente à esteira de produção, realizava apenas uma única tarefa, agilizando assim o processo produtivo, pois, dessa forma, o trabalhador era submetido ao ritmo da esteira e não ao seu próprio ritmo, essa técnica foi fundamental para que a indústria fordista tivesse uma significativa redução no tempo de produção.
Um dos maiores objetivos do Fordismo era reduzir o tempo de produção para que se produzisse em maior quantidade e que o preço fosse reduzido de modo que se alcançasse o maior número de compradores possível, ou seja, o lema era "produção em massa para consumo em massa". Na fábrica fordista, nada era por acaso, o posicionamento de cada máquina, de cada trabalhador e até do estoque das peças possuía um objetivo, estar sempre ao alcance do trabalhador para que tudo fosse cada vez mais rápido. Um dos pontos negativos da esteira de produção é de que a monotonia e a repetição da função realizada por cada trabalhador, aliados ao ritmo ininterrupto da esteira, gerava erros no processo produtivos e era necessário que a fábrica investisse no controle de qualidade para encontrar erros na linha de montagem.
É evidente que com tantas técnicas visando produzir em tempos recordes era preciso que a fábrica tivesse um grande e eficiente estoque para armazenar os produtos, visto que, o modelo fordista não tinha a preocupação em produzir de acordo com a demanda, por isso, os produtos eram estocados para que depois fossem comercializados.
O trabalhador não precisava possuir conhecimentos abrangentes, mas, apenas um conhecimento específico e realizava apenas uma função, não dominando todo o processo produtivo. (Como mostra a charge ao lado). devido a toda estrutura e organização para que a fábrica pudesse produzir em menor tempo é evidente que, também devido a limitação tecnológica da época, os produtos eram todos produzidos da mesma forma, ou seja, não havia personalização, a produção era em série, todos os produtos eram iguais, o Ford modelo T foi o primeiro carro produzido em série no mundo.
Fonte da imagem 1: http://soautomoveis.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html
Fonte da imagem 2: http://escsunicamp.wordpress.com/2011/12/01/plano-de-aulas-sobre-trabalho/
Eduardo Correia
Graduado em Geografia
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